Senador Cid Gomes e Grupo Político se Filiam ao PSB em Cerimônia em Fortaleza

Foto: Rodrigo Carvalho

Em um evento marcante neste domingo (4), o senador Cid Gomes, a ex-governadora Izolda Cela e dezenas de prefeitos cearenses formalizaram a filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em uma cerimônia realizada em Fortaleza. A ocasião contou com a presença de diversas figuras políticas proeminentes, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

A decisão de Cid Gomes e seu grupo político de ingressar no PSB põe fim a uma longa novela política no Ceará, que teve como capítulo anterior o rompimento do senador com seu irmão, Ciro Gomes, e o partido que abrigava ambos, o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A cerimônia, realizada em um hotel na capital cearense, contou com a presença de inúmeras personalidades do cenário político estadual e nacional. Eudoro Santana, pai de Camilo Santana e presidente do PSB Ceará, abriu o evento, destacando a importância da união do grupo.

Diversos líderes políticos prestigiaram o evento, entre eles a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (PT), o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), o senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB), a senadora cearense Augusta Brito (PT), o líder do governo federal na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT), além de diversos deputados estaduais e federais.

A filiação representa o retorno de Cid Gomes ao PSB, após sua saída do partido em 2013, quando a legenda se preparava para lançar Eduardo Campos à Presidência da República.

Além de Cid, 37 prefeitos de várias regiões do Ceará também se filiaram ao PSB no evento, fortalecendo a presença da sigla nos municípios cearenses. A ex-governadora do Ceará e atual secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, também fez parte das filiações destacadas.

A disputa pela reeleição de Izolda ao cargo de governadora em 2022 foi um dos motivos do rompimento entre Cid e Ciro Gomes, já que o PDT optou por lançar um novo candidato ao governo do Ceará, Roberto Cláudio, apoiado por Ciro Gomes, em vez de apoiar Izolda, que era a governadora e tinha o apoio de Cid.

A decisão de não apoiar Izolda gerou um racha no PDT e culminou no fim da aliança de 16 anos entre PT e PDT no Ceará. O grupo liderado por Cid disputava o comando do PDT no Ceará desde então, até que a decisão de migrar para o PSB foi tomada.

O vereador professor Jardel, de Canindé, também se filiou ao PSB no evento. Em suas redes sociais, agradeceu ao senador Cid Gomes e anunciou que em breve lançará oficialmente seu projeto para mudar Canindé, com a presença de Cid, Izolda, Idilvan e Dr. Eudoro, ressaltando a importância do apoio da população nesse propósito.

"Agradeço ao Senador Cid, a todas as lideranças e ao nosso povo por estar acreditando neste propósito. Que Deus abençoe esta missão", concluiu o vereador professor Jardel. O evento marcou um novo capítulo na configuração política do Ceará, com o PSB se consolidando como uma força expressiva no estado.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem