IPVA 2024: 1ª parcela vence nesta quinta-feira (8)

 

Foto: Marcos Assis de Getty Images

Os proprietários de veículos no Ceará têm até quinta-feira, 8 de fevereiro, para efetuar o pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Aqueles que participam do programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) podem obter descontos de até 5% no tributo, com base nos pontos acumulados por documentos fiscais emitidos entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.

O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) do IPVA 2024 pode ser gerado no site da Sefaz-CE, onde os contribuintes podem inserir os dados do veículo, como chassi, placa e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O sistema apresentará os valores das cinco parcelas, e o contribuinte poderá escolher entre as opções "Imprimir Carnê" e "Imprimir Saldo Devedor". Optando por "Imprimir Carnê", será possível gerar todos os boletos de parcelamento em um único documento. Já "Imprimir Saldo Devedor" é destinado à emissão de um único DAE com o valor integral do IPVA.

Além do site da Sefaz-CE, os contribuintes podem utilizar o aplicativo Meu IPVA, disponível gratuitamente nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS), ou entrar em contato com o Assistente Virtual pelo número (85) 3108-1404 (WhatsApp). Vale ressaltar que a Sefaz Ceará não envia guias de recolhimento pelos Correios, e a quitação pode ser realizada em diversos bancos e casas lotéricas, além do pagamento via Pix.

Após o pagamento da primeira parcela, os contribuintes terão mais quatro cotas do IPVA 2024, com vencimentos em março, abril, maio e junho. Aqueles que optaram pela cota única com desconto de 5%, acrescido do abatimento do Sua Nota Tem Valor, já efetuaram o pagamento até 31 de janeiro, gerando uma arrecadação de aproximadamente R$ 435 milhões nos cofres públicos estaduais.

Pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano, micro-ônibus, vans e veículos com mais de 15 anos de fabricação têm direito à isenção do IPVA. A Sefaz Ceará reforça que não envia guias de recolhimento por meio dos Correios, e os contribuintes devem ficar atentos a fraudes ou mensagens suspeitas por e-mail ou SMS.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem