Governo do Ceará celebra conquistas na reforma agrária durante evento em Canindé

 

Evento foi no dia 31/01 e contou com a participação do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos (PT) e do Eudoro Santana, pai do ministro Camilo Santana.
 Foto: Gustavo Araújo

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, representou o governador Elmano de Freitas na solenidade que celebrou as conquistas na reforma agrária nos assentamentos São Miguel, Ipueira da Vaca e Logradouro, na zona rural de Canindé. O evento, realizado na comunidade Serrote Branco, marcou o início das comemorações do centenário de nascimento de Dom Aloísio Lorscheider.

Durante a cerimônia, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou os títulos provisórios de terra às famílias das comunidades localizadas nos assentamentos. Este momento foi marcado pela celebração dos 50 anos da terra libertada e da reforma agrária, além dos 38 anos da entrega das terras ao Incra pela Arquidiocese de Fortaleza.

Estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o ex-deputado e ex-secretário da SDA, Eudoro Santana, o superintendente do Incra Ceará, Erivando Barbosa, o reitor da Uece Hildebrando Soares e o vice-prefeito de Canindé, Ilomar Vasconcelos.

O secretário Moisés Braz destacou a importância do momento, ressaltando o compromisso do governo do Ceará e do Brasil com a luta pela reforma agrária. Ele enfatizou que o direito à terra proporciona às famílias assentadas viverem com mais dignidade.

As terras das Fazendas São Miguel, Ipueira da Vaca e Logradouro foram entregues ao Incra em 31 de janeiro de 1986, por Dom Aloísio Lorscheider. Em junho de 2024, está prevista a entrega das escrituras definitivas para as famílias assentadas, em outra solenidade.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem