Bancos não terão expediente durante feriado de Carnaval 2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de Carnaval, nos dias 12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira). Essa decisão, incluindo a suspensão das compensações bancárias e TED, segue a Resolução n.º 4.880 do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para operações bancárias os sábados, domingos e feriados nacionais.

Vale ressaltar que o Pix, serviço de pagamento instantâneo, estará disponível normalmente, funcionando 24 horas por dia, todos os dias, incluindo feriados. No entanto, nas datas mencionadas, agências físicas, caixas eletrônicos e compensações bancárias estarão indisponíveis.

Na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o expediente ao público terá início às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Em localidades onde as agências fecham antes das 15h normalmente, o início do expediente será antecipado para garantir pelo menos 3 horas de atendimento presencial ao público.

A Febraban também destaca que contas de consumo e carnês com vencimento nos dias do feriado podem ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 14/02). Tributos geralmente já têm datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas é recomendável verificar e antecipar o pagamento se necessário. O agendamento de pagamento pode ser feito pelos canais eletrônicos dos bancos.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem