Resultados do Enem 2023 serão divulgados em 16 de Janeiro

 Notas dos treineiros estarão disponíveis em março; redações terão espelho divulgado em 90 dias

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro, na Página Participante. Este ano, mais de 3,9 milhões de participantes realizaram as provas nos dias 5 e 12 de novembro. Os treineiros, que realizaram o exame para autoavaliação, terão suas notas divulgadas em março, conforme estipulado no edital.

Para visualizar as notas, os participantes devem acessar a Página do Participante utilizando o login único da plataforma gov.br. Caso tenham esquecido a senha cadastrada, é possível recuperá-la no site acesso.gov.br, inserindo o CPF, selecionando a opção "Esqueci minha senha" e seguindo as instruções para gerar uma nova senha.

Quanto à redação, o espelho estará disponível em até 90 dias após a divulgação dos resultados. As redações são avaliadas com base em cinco competências da matriz de referência, podendo atingir até 1000 pontos. Fatores como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas e desrespeito à seriedade do exame podem levar à nota zero.

O Enem, ao longo de mais de duas décadas, tornou-se uma importante porta de entrada para a educação superior no Brasil. Utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos do Ministério da Educação (MEC), o exame é adotado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser referência para acessar programas governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, os resultados individuais do Enem têm validade em processos seletivos de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem