Planalto, STF e Congresso exibem símbolos da Constituição em resposta à invasão de 2023

 Evento "Democracia Inabalada" reúne presidentes e autoridades para reafirmar o compromisso com a preservação das instituições.

Foto: Rubens Gallerani Filho/PR

Nesta segunda-feira (08/01), as sedes do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional foram marcadas pela presença de representações da Constituição Federal em suas entradas. A ação simbólica é uma resposta institucional ao episódio de invasões ocorrido há um ano, em 8 de janeiro de 2023.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o compromisso com a defesa da Carta Magna e a importância de preservar a democracia. Em suas redes sociais, Lula postou: "Democracia inabalada e fortalecida. Neste 8 de janeiro, um ano depois da tentativa de golpe, Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal reforçam o compromisso com a Constituição do Brasil. A defesa da Carta Magna é dever de todas e de todos. A democracia nos une".

No período da tarde, está previsto o evento "Democracia Inabalada" no Congresso Nacional, reunindo cerca de 500 convidados. Além de Lula, devem discursar Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF. Entre os convidados estão a ex-ministra Rosa Weber, o vice-presidente Geraldo Alckmin, presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, governadores, parlamentares, ministros de estado, secretários executivos dos ministérios e representantes de organizações da sociedade civil.

Como parte das ações pré-evento, projeções da bandeira do Brasil e da frase "Democracia nos Une" foram exibidas nas torres do Congresso Nacional na noite de domingo (7/1). O presidente Lula reforçou a importância de manter viva a memória do 8 de janeiro de 2023 e destacou a necessidade de preservar a democracia: "E é esse 8 de janeiro que precisa ficar, em que a gente possa gritar alto e bom som, todo dia: liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia".

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem