Notas do Enem 2023 Já Disponíveis: Aumento de Notas Máximas na Redação

 

Foto: Divulgação/MEC

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram liberadas na manhã desta terça-feira (16/01) e já podem ser acessadas na Página do Participante. Nesta edição, houve um aumento significativo no número de participantes que alcançaram a nota máxima na redação, com 60 candidatos atingindo os mil pontos, incluindo apenas quatro da rede pública. Em comparação com a edição de 2022, que teve 18 notas máximas, esse resultado representa um avanço notável, apesar do baixo desempenho da educação pública, principal bandeira do governo federal.

O Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, contando com mais de 3,9 milhões de inscritos. O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância do Enem como uma política que promove equidade e democratização no acesso à educação.

Como Conferir a Nota do Enem:

Os participantes podem acessar as notas na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br. Caso haja esquecimento da senha cadastrada, é possível recuperá-la seguindo os passos disponíveis na página acesso.gov.br.

O espelho das redações estará disponível para consulta em 90 dias após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados segundo as cinco competências da matriz de referência. A nota da redação varia de 0 a 1000 pontos, sendo que diversos fatores podem levar à atribuição de nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho desconectado do tema, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Acesso ao Ensino Superior:

O Enem é uma ferramenta crucial para acesso ao ensino superior no Brasil. Instituições públicas e privadas utilizam as notas para selecionar estudantes. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos do Ministério da Educação (MEC), são exemplos de programas que utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.

As notas também podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem