Ministério da Saúde disponibiliza absorventes pelo Farmácia Popular

 

Foto: Divulgação

O programa Farmácia Popular, em uma iniciativa interministerial, irá disponibilizar absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo o país. Essa ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, implementado pelo Governo Federal em 2023. O objetivo é promover equidade de gênero e combater as desigualdades causadas pela chamada pobreza menstrual.

A oferta de absorventes ocorrerá por meio do Farmácia Popular e abrangerá grupos em situação de vulnerabilidade, como aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema, incluindo a população recolhida em unidades do sistema prisional.

A medida visa beneficiar 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do país. Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização emitida pelo aplicativo 'Meu SUS Digital'. O programa busca não apenas prover absorventes, mas também conscientizar a população sobre temas relacionados à saúde menstrual e combater estigmas associados a essa condição.

Além da oferta de absorventes, o programa inclui estratégias de conscientização e qualificação técnica de agentes públicos. Em 2024, estão previstos o lançamento de uma linha de cuidado sobre saúde menstrual, um curso autoinstrucional, um seminário nacional e um observatório para fomento à pesquisa acadêmica sobre o assunto.

A pobreza menstrual, associada aos tabus e estigmas, pode levar à evasão escolar e ao desemprego. No Brasil, aproximadamente uma em cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual, e cerca de 4 milhões enfrentam privação de higiene no ambiente escolar. O programa visa, assim, garantir o acesso gratuito a absorventes como uma forma de promover o direito à educação, à carreira profissional e à saúde sexual e reprodutiva.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem