Ibovespa Fecha em Leve Alta de 0,61%, mas Acumula Recuo de 1,61% na Semana

 

Divulgação B3

O principal índice de ações da bolsa de valores, o Ibovespa, encerrou esta sexta-feira (5) com leve alta de 0,61%, atingindo 132.023 pontos. No entanto, na semana, o índice acumulou um recuo de 1,61%. O volume financeiro negociado no pregão de sexta-feira foi de R$ 19,37 bilhões.

O dólar, por sua vez, fechou o dia em queda de 0,73%, cotado a R$ 4,8722 no mercado doméstico de câmbio. Apesar da queda diária, a moeda norte-americana acumulou alta de 0,39% na semana, reflexo do aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio e da valorização das commodities.

A divulgação dos dados de emprego nos Estados Unidos influenciou os mercados. O relatório conhecido como "payroll" revelou a criação de 216 mil empregos em dezembro, superando as expectativas do mercado. No entanto, a taxa de desemprego permaneceu estável em 3,7%.

Os índices de ações em Nova York fecharam em leve alta, com o S&P 500 avançando 0,18%, o Dow Jones registrando ganho de 0,07%, e o Nasdaq subindo 0,09%. O movimento de realização de lucros na bolsa brasileira também contribuiu para a volatilidade nos mercados.

O estrategista de Ações do Itaú BBA, Fabio Perina, destacou que o início de 2024 para o Ibovespa tem sido marcado por realização de lucros, apontando o suporte próximo em 130.700 pontos. Os investidores estão atentos ao desempenho das small caps e observam se essas empresas de menor volume manterão suas tendências de alta.

Dierson Richetti, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital, avaliou que o movimento de queda no último pregão foi influenciado pelo dado de PMI de Serviços do Brasil, indicando uma desaceleração da economia interna brasileira.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem