Produção industrial varia 0,1% em outubro e segue mostrando menor dinamismo

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (1) pelo IBGE.


A produção industrial brasileira cresceu 0,1% em outubro, na comparação com setembro, mas ainda acumula queda de 0,8% no ano e de 1,4% em 12 meses.

A alta de 0,1% em outubro foi puxada pelo setor de produtos alimentícios, que cresceu 1,6%. Outros setores que contribuíram para a alta foram: produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,7%), máquinas e equipamentos (2,4%), produtos de metal (2,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (0,9%) e bebidas (1,6%).

Por outro lado, os setores que puxaram a queda da produção industrial foram: coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%) e indústrias extrativas (-1,1%).

Na comparação com outubro de 2022, a produção industrial cresceu 1,2%, com destaque para os setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (10,8%) e produtos alimentícios (4,3%).

No entanto, mesmo com o crescimento de outubro, o setor industrial ainda está abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e de 18,1% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, alcançado em maio de 2011.

A alta de 0,1% na produção industrial em outubro foi um resultado positivo, mas ainda insuficiente para reverter a tendência de queda do setor. A alta foi puxada por setores que já vinham crescendo nos últimos meses, como alimentos e farmacêuticos.

A queda de 0,8% na produção industrial no ano é resultado de um conjunto de fatores, como a alta dos juros, a inflação e a desaceleração da economia global.

O crescimento de 1,2% na comparação com outubro de 2022 também foi um resultado positivo, mas ainda insuficiente para compensar as quedas dos meses anteriores.

O setor industrial ainda enfrenta desafios importantes, como a alta dos custos de produção e a concorrência internacional.




Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem