BC lança nova versão unificada do relatório de empréstimos e financiamentos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil



A partir desta quarta-feira (06/12), o Banco Central disponibiliza uma versão totalmente renovada do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), atendendo às demandas da sociedade por informações mais acessíveis e compreensíveis. Antes dividido entre um relatório resumido e outro detalhado, agora os cidadãos terão acesso a uma versão única, com um leiaute mais intuitivo e simplificado.

Sirlene de Freitas, analista do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, explicou que a mudança foi resultado de um extenso trabalho de análise da jornada do usuário e da utilização de uma linguagem mais simples ao longo dos últimos anos. O objetivo principal é tornar as informações mais compreensíveis para os cidadãos, facilitando o entendimento sobre seus empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito.

"O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) unificado surgiu de demandas da sociedade. O objetivo é simplificar as informações para que elas sejam mais facilmente compreendidas pelos cidadãos", destacou Sirlene de Freitas.

A partir de agora, os cidadãos e empresas poderão visualizar, de maneira centralizada e gratuita, informações sobre suas dívidas, financiamentos e outras operações de crédito com o sistema financeiro. O relatório unificado torna mais claro quais operações são dívidas a serem pagas e quais são outros compromissos financeiros que ainda não se tornaram dívidas.

Além disso, o relatório unificado proporciona uma visão mais clara sobre a situação de cada dívida, indicando se estão em dia ou vencidas. Os limites de crédito, coobrigações e créditos a liberar também são apresentados de forma mais acessível.

O acesso ao novo Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) é simples e pode ser feito por meio do Meu BC, disponível no site do Banco Central.

Registrato: Serviço Amplo de Informações Financeiras

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos é uma das opções disponíveis no Registrato, serviço do Banco Central que permite a consulta de informações sobre contas e outros relacionamentos com instituições financeiras. O Registrato também mostra detalhes sobre chaves Pix cadastradas, cheques devolvidos e operações de câmbio realizadas.

Recentemente, outros relatórios do Registrato foram reformulados para proporcionar uma experiência aprimorada aos usuários.

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos é o serviço mais procurado dentro do Registrato, com uma média de 700 mil relatórios gerados por mês em 2023.

Educação Financeira e Prevenção de Fraudes

Sirlene de Freitas ressalta a importância do conhecimento do próprio endividamento, oferecido pelos relatórios de empréstimos e financiamentos, como um passo crucial para a educação financeira. "Ao analisar suas dívidas, o cidadão tem a oportunidade, por exemplo, de renegociá-las ou fazer portabilidade de operações de crédito para reduzir as taxas de juros".

Ela destaca também que o serviço é um instrumento fundamental para a prevenção e identificação de fraudes. "Ao consultar o relatório, o cidadão pode encontrar operações contratadas em seu nome que ele desconhece. Nesse caso, é muito importante que ele procure a instituição financeira que aparece no relatório, pois pode se tratar de golpe, como a contratação de um empréstimo ou de um cartão de crédito de forma indevida", concluiu Sirlene de Freitas.

Comentário

Este site é um espaço para discussão e debate de ideias. Todos os comentários são bem-vindos, desde que sejam feitos de forma respeitosa e construtiva.

Postagem Anterior Próxima Postagem